Uma instalação num grande supermercado (Carrefour), onde se instalou um WebdynSunPM para gerir o autoconsumo produzido pelos painéis solares instalados nesta superfície comercial. O grande desafio para o seu sucesso é poder monitorizar todos os seus dispositivos e agir sobre eles para alcançar o que chamamos de “injeção zero”. Este caso de estudo consiste em controlar a instalação através do dimensionamento da produção de energia para abastecer totalmente o edifício (neste caso, o supermercado) sem sofrer um excesso de energia que deve ser fornecido na rede elétrica.

Neste tipo de instalações de grande escala para supermercados como o Carrefour, é especialmente importante ser capaz de ler de forma independente qualquer marca de inversor e de se comunicar com eles, a fim de dimensionar a produção de energia para alcançar a “injeção zero”, se necessário. Também é importante poder controlar o maior número possível de inversores, o que permitirá um desempenho mais eficiente para reduzir custos. Além disso, os sensores de instalação e o medidor também devem ser monitorizados com o mesmo equipamento de conectividade. Finalmente, também é importante que as informações recolhidas pelos nossos dispositivos de comunicação e controlo possam comunicar de forma transparente com qualquer plataforma de gestão fotovoltaica.

Para atender a esses requisitos, a nossa proposta para esse tipo de instalação é obviamente o gateway WebdynSunPM especializado em energia solar. Graças às suas características, todos os dados de uma instalação solar podem ser monitorizados com um único dispositivo.

  • Através das entradas digitais ou analógicas pode medir os registos dos sensores ambientais (temperatura, intensidade da luz solar, velocidade do vento…).
  • Através da sua interface ModBus, ele pode comunicar, com um único gateway, ou até 200 inversores das principais marcas do mercado.
  • Sendo especializado em energia solar, o modelo WebdynSunPM permite atuar sobre os inversores em caso de superprodução de energia para evitar a injeção na rede e, assim, alcançar a “injeção zero”.
  • Através das entradas ModBus RS485 podemos obter as leituras do contador de texto.
  • Trabalha de forma independente com qualquer plataforma final no mercado, sem a necessidade de alterar a instalação dependendo da empresa gestora.

Ao ter toda a instalação monitorizada através de um único gateway, a sua gestão é simplificada e os custos são reduzidos.

Além disso, como é um dispositivo que trabalha de forma independente com as principais marcas de inversores e plataformas finais, a rentabilidade do equipamento é maximizada por não ter que alterá-lo dependendo dos diferentes elementos da solução.